15 Razões Pelas Quais o Sol é Bom Para Si (e a Sua Importância Para os Humanos)

DermBee Guarda-Sol Proteção UV Proteção UV Elevada

A maioria das pessoas começa a sorrir quando chega o verão e não é surpresa – um pouco de sol todos os dias tem grandes vantagens e também ajuda a prevenir doenças sérias.
Durante anos foi nos dito para nos encobrirmos do sol para reduzir o risco de contrair cancro de pele. Mas a realidade é que apesar de todos os riscos de apanhar sol em demasia, um pouco de sol no corpo é realmente bom para si.
Vários estudos têm demonstrado que uma quantidade razoável de sol reduz o risco de vários tipos de cancros e outras condições graves de saúde.
E é tudo graças à vitamina D, que é produzida pelos nossos corpos através da ação dos raios UVB do sol na nossa pele.

Aqui estão as 15 principais formas pelas quais o sol pode melhorar a sua saúde …

  1. Alegra
    Os raios solares aumentam os níveis de serotonina – “a molécula da felicidade”. É por isso que geralmente nos sentimos mais felizes e energéticos quando o sol brilha. O sol pode evitar a depressão moderada, especialmente se for combinado com exercícios, como um passeio no parque. Vários estudos comprovam que o exercício ao ar livre cria mais endorfinas no corpo do que o exercício dentro de casa.
  2. Reduz as doenças cardíacas
    Um estudo do British Medical Journal mostrou que as pessoas no Reino Unido são mais propensas a morrer de doenças cardíacas no inverno do que no verão, o que se deve aos baixos níveis de vitamina D.
  3. Previne a diabetes
    A Vitamina D pode ajudar a prevenir o aparecimento de diabetes. Um estudo na Finlândia descobriu que crianças que receberam um suplemento de vitamina D durante vários anos tiveram um risco 80% menor de desenvolver diabetes tipo I quando adultos jovens”.
    Acredita-se também que uma deficiência em vitamina D contribua para o diabetes tipo II, de acordo com um estudo recente da Dra. Barbara Boucher, em St. Bartholomew’s e no Royal London Hospital.
  4. Diminui a SAD (Desordem Afetiva Sazonal)
    Desordem Afetiva Sazonal (SAD – Seasonal Affective Disorder em inglês) é uma depressão causada especificamente pela falta de luz solar. Os solários podem ser usados para tratá-lo, embora o aumento da exposição à luz solar natural seja mais benéfico. Saia para uma caminhada de uma hora pela manhã durante os meses de outono e inverno, e sente-se ao ar livre 15 minutos por dia no verão.
  5. Ajuda a prevenir a EM (Esclerose Múltipla)
    A esclerose múltipla (EM) é uma doença do sistema nervoso central, que leva a tremores e até paralisia. A causa não é conhecida, mas os cientistas notaram que a exposição à luz solar na infância parece reduzir drasticamente o risco de desenvolver essa doença mais tarde na vida. Os cientistas também notaram que a incidência de EM é menor nos países mais ensolarados.
  6. Reduz a existência de cáries
    O sol pode até ajudar a manter os dentes fortes. A vitamina D é responsável pelo metabolismo do cálcio e fósforo, substâncias importantes para a mineralização dos dentes.
    A vitamina D estimula a catelicidina, um importante antimicrobiano que fortalece as defesas do organismo e reduz os processos inflamatórios, incluindo o combate às bactérias orais associadas às cáries dentária e a periodontite.
  7. Alivia as dores
    Estar ao sol ajuda a aquecer os músculos do corpo e alivia a rigidez, reduzindo a dor causada por condições inflamatórias como a artrite.
  8. Reduz o risco de cancro
    Embora a exposição excessiva ao sol aumente o risco de cancro de pele, a vitamina D fornecida pela luz solar pode realmente ajudar a reduzir significativamente o risco de outros tipos de cancro.
    Um estudo realizado pelo Instituto Nacional do Cancro dos EUA descobriu que pessoas expostas a altos níveis de luz do sol tinham significativamente menos probabilidade de morrer de cancro da mama e do cólon. Um efeito semelhante foi observado no cancro da bexiga, do útero, do esófago e do estomago.
  9. Aumenta a fertilidade
    O sol reduz os níveis da melatonina, que aumenta a fertilidade, por isso é mais provável que você conceba no verão.
    E a luz solar não só a torna mais fértil, como também aumenta a duração do seu período fértil. Um estudo realizado na Turquia descobriu que mulheres que recebem menos de uma hora de sol por semana chegam à menopausa sete a nove anos antes.
    A luz solar também aumenta os níveis de testosterona nos homens, o que torna o verão o momento perfeito para a produção de bebés.
  10. Dá-lhe mais energia
    A melatonina também regula o sono, por isso, ter níveis mais elevados dessa hormona no seu corpo dá-lhe mais forças para se levantar e ir embora. É por isso que precisa de dormir menos no verão, mas ainda assim se sente mais animada. Além disso, ser despertado pela luz natural, e não por um despertador, ajuda-a a sentir-se mais positivo.
  11. Auxilia no tratamento da doença de Crohn
    Vários estudos demonstram que pessoas com doença de Crohn (ou outras doenças inflamatórias intestinais) geralmente apresentam baixos níveis de vitamina D nos seus corpos. A luz solar é a melhor maneira de aumentar a vitamina D nesses casos.
  12. Combate problemas relacionados com a menstruação
    Cerca de uma em cada cinco mulheres em idade fértil sofre de doença dos ovários policísticos que causa períodos anormais, pelos indesejados e infertilidade.
    Metade das 14 mulheres tratadas com vitamina D e cálcio pela Dra. Susan Thys-Jacobs, do Hospital St. Luke’s-Roosevelt, na Universidade de Columbia, em Nova York, recuperou períodos normais e duas delas engravidaram. A Dr. Thys-Jacobs também descobriu que as mulheres com Tensão Pré-menstrual são provavelmente deficientes em vitamina D.
  13. Ajuda as condições da pele
    A exposição ao sol pode ajudar a curar doenças de pele como psoríase, acne e eczema. A exposição solar regular controlada é frequentemente prescrita para quem sofre destas doenças. Para casos graves, entre em contato com seu médico. Para casos menores, tente expor as áreas afetadas da pele ao sol por um período máximo de 30 minutos antes de cobrir ou aplicar um protetor solar – mas certifique-se de nunca se queima (o DermBee pode ser um grande aliado neste tratamento).
  14. Aumenta o sistema imunológico
    Os raios solares incentivam a produção de células brancas do sangue, que ajudam a impulsionar o sistema imunológico e a combater as infeções.
  15. Ajuda a perder peso
    Níveis mais altos de serotonina nos nossos corpos não só a fazem sentir mais feliz, como também suprimem o apetite, fazendo com que queira comer menos nos dias mais quentes.

O sol é ótimo desde que aproveitado com moderação e tomando vários cuidados constantes como o uso de protetor solar, roupas adequadas e o uso do DermBee sempre que possível.
Leve DermBee consigo para a praia, piscina, rio, campo e desfrute do sol de forma segura, com uma proteção constante, mesmo quando o tempo de exposição ao sol é mais crítica para os seres humanos. DermBee é um dispositivo transparente com alto fator de proteção solar que funciona como filtro que assegura uma proteção eficaz contra os raios ultravioleta UVA/UVB, de forma prática e eficaz.
DermBee passou os testes de certificação Rótulo Ultravioleta – UV Standard 801 – realizados pelo CITEVE, tornando-se o único guarda-sol com índice de proteção UV acima de 80 graus.
Tenha sempre em mente que o DermBee e o protetor solar não são feitos para permitir que passe mais tempo ao sol do que o designado. Tente combinar DermBee com o protetor solar e outras opções para evitar danos causados pelos raios UV.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *